O casamento é um momento muito importante para o casal, é a forma de confirmar o seu amor perante Deus, perante a família e os amigos. Muitas meninas sonham com este momento desde pequenas.

Hoje em dia, os noivos procuram personalizar o seu casamento de forma a tornar todos os momentos especiais e inesquecíveis.

A preparação de um casamento demora meses, são muitos pormenores que devem ser tidos em conta. O primeiro passo é escolher a data da cerimónia e o local, alguns locais são tão procurados que a reserva tem de ser feita com 1 ano ou até 2 anos de antecedência.

Convites de casamento

Depois de escolhido a data e o local pode começar a pensar no convite. O convite é o primeiro contato das pessoas com o seu casamento, ele deve basear-se um pouco no vosso estilo pessoal e no tipo de cerimónia (tema, cores).

O convite de casamento deve ser entregue pelo menos com três meses de antecedência, claro que as pessoas mais próximas não precisam de tanto tempo de antecedência mas é importante dar margem de manobra para organizar tudo, especialmente, para convidados de longe.

Os noivos podem personalizar os seus convites, no entanto, é importante que incluam elementos chave como o nome completo de quem convida (pais ou noivos), a data, o local e a hora da cerimónia religiosa.

Deve ainda conter o número de telefone para onde os convidados devem confirmar a sua presença, acompanhados com a sigla r.s.f.f. (responda se faz favor).

Atualmente, é quase obrigatório colocar um mapa ou as coordenadas de GPS junto com os convites.

Dicas para escolher o vestido de noiva

Outro ponto que deve ser tratado com alguma antecedência é a escolha do vestido de noiva, a verdade é que a maioria dos modelos são importados e demoram entre 4 a 6 meses. A escolha do vestido de noiva é um dos momentos mais bonitos e especiais para a noiva.

Escolha um grupo de amigas e familiares para a acompanhar neste dia, escolha apenas aquelas pessoas que sabe que vão dar uma opinião sincera, a mãe da noiva não conta porque para ela a filha fica sempre perfeita.

Antes de marcar nas lojas estabeleça um orçamento, é muito importante ter em conta até quanto pode gastar para informar à vendedora e só experimentar modelos que pode pagar.

Depois é disfrutar do momento, experimentar vários estilos e modelos – tais como: longos, curtos, vintage, modernos, princesa e tomara que caia – até encontrar o vestido perfeito para si.

Penteados para casamento

A escolha do penteado de casamento  também deve ser feita com alguma antecedência, depois de escolher o modelo do seu vestido de noiva tire uma fotografia para mais tarde ajudar na escolha de outros elementos como o penteado, maquiagem e acessórios.

O modelo do vestido vai determinar um pouco o penteado, alguns vestidos combinam melhor com penteados presos, outros combinam melhor com penteados soltos.

Algum tempo antes do dia especial, marque com a pessoa que vai fazer o seu penteado de noiva, experimente vários modelos, acessórios e não se esqueça de tirar fotos do passo a passo para ser mais fácil de reproduzir no dia.

Maquiagem de casamento

A maquiagem de noiva também deve ser planeada com alguma antecedência, experimente vários estilos sem nunca esquecer que a maquiagem deve ser simples e combinar com o seu estilo pessoal.

É importante que a maquiagem de noiva seja à prova de água, especialmente, para as noivas mais emotivas. Peça amostras da maquiagem usada para ir retocando ao longo do dia, especialmente, se o casamento for ao ar livre ou num dia muito quente.

Decoração de casamento

A decoração do casamento também é um dos elementos mais importantes da preparação do seu dia especial. Alguns locais apresentam vários packs decorativos que incluem as flores, as toalhas de mesa, os centros de mesa… confirme com o local os preços e as opções que oferece.

Pode ainda optar por contratar uma empresa, ou então tratar da decoração com a ajuda de familiares e amigos. As cores da decoração devem combinar com o tema escolhido, com estilo da cerimónia e com o local. Algumas combinações são intemporais mas pode sempre optar por um estilo pessoal.

Bolos de casamento

O bolo desempenha um papel muito importante neste dia, o corte do bolo é um momento alto e muito bonito, alguns noivos optam por sair após este momento. A escolha do bolo é mais uma forma de os noivos tornarem o seu casamento original.

O bolo branco tradicional decorado com folhas de laranjeira ou com flores foi agora substituído por versões mais coloridas que combinam com as cores da decoração ou com bolos que primam pela originalidade.

Os Naked Cakes, bolos sem cobertura e decorados com flores ou frutos são uma das opções preferidas pelos noivos, bolo com cupcakes também são uma opção sobretudo porque permite personalizar o bolo tendo em conta alergias alimentares.

Mas a variedade de bolos de noiva ou de casamento é enorme e nem sempre á fácil optar por tantos sabores, recheios e opções de decoração.

[frizzly_shortcode id=’625′]