Qual a melhor posição para o bebê recém-nascido dormir, segundo especialistas

Ao descobrir que está grávida, a mulher fica ao mesmo tempo feliz e preocupada, pois, ela sabe que após nove meses ela terá em seus braços um pequeno ser vivo que dependerá dela para tudo.

As gestantes costumam receber conselhos sobre tudo de mulheres que já são mães e costumam seguir tudo que é dito, pois, com o bebê em casa todos os dias são novas descobertas.

Quando a mãe chega em casa com o seu pequeno é comum ela tentar seguir todas as dicas e conselhos que recebeu durante a gravidez.

Entretanto, chega um momento em que as mães, principalmente, de primeira viagem se sentem inseguras, pois, não sabem se seguem à risca as indicações ou agem de acordo com seu instinto.

Entre as várias dúvidas que as mães têm em relação aos seus bebês está a melhor posição para o pequeno dormir.

Melhor posição para o recém-nascido dormir

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a melhor posição para o bebê recém-nascido dormir é de barriga para cima.

Deste jeito, diminui o risco da síndrome da morte súbita infantil. Essa fatalidade é muito comum na Europa, América do Norte e Central.

As causas da síndrome da morte súbita estão relacionadas à maneira de dormir do bebê, mas de acordo com especialistas, têm casos com causas desconhecidas e sem explicação. De qualquer forma, o mais aconselhável e colocar o bebê para dormir de barriga para cima, tendo sempre cuidado com as condições do colchão e do berço.

Como preparar o cantinho para o bebê dormir

Para que o bebê recém-nascido ou de qualquer idade durma de maneira confortável é preciso ter atenção a alguns itens muito importantes.

Deve conseguir um colchão reto e firme, não é recomendado a utilização de mantas, travesseiros, cobertores ou objetos como corrente para chupetas, brinquedos de pelúcia, móbiles e protetores laterais.

Tudo que tenha cordinhas ou que possa enroscar no pescoço ou em algum membro do bebê deve ser evitado.

Outra dica muito importante é colocar o berço do bebê em um local sem humidade e com pouca claridade e barulho.

Todo mundo sabe que no início da vida os bebês têm dificuldades de dormir, por isso, quanto mais calmo e tranquilo for o local para ele dormir é melhor.

É essencial que os pais tenham em mente que embora os bebês sejam muito pequenos e não saibam falar e nem dizer o que estão sentindo ou o que querem.

Eles são seres vivos que assim como os mais velhos sentem frio, calor, fome, dor e todas as outras sensações, isso quer dizer que não basta colocar o bebê no berço e deixa-lo lá, porque ele precisa de cuidados a todo momento.

Actualizado em: