Como Escolher os Sapatinhos de Bebê

Nos primeiros meses e anos de vida, o bebê está em crescimento e desenvolvimento acelerado. Na hora de comprar vestuário e outros acessórios, a qualidade e o conforto são os fatores mais importante para a sua escolha.

Contudo, não há elemento onde esse cuidado deva ser maior que nos sapatinhos de bebé.

Uma escolha errada e inadequada de calçado para o seu filho pode causar um desenvolvimento incorreto dos pés e do seu andar. Dessa forma, a escolha dos sapatinhos de bebê reveste-se de grande importância. Saiba mais sobre como escolher sapatinhos de bebé.

Importância dos Sapatinhos de Bebê

Como já mencionámos em cima, o calçado utilizado por um bebé tem uma grande importância no seu desenvolvimento físico.

Um sapatinho que não seja adequado para o pé do bebê, para o seu formato ou tamanho, pode influenciar negativamente o seu desenvolvimento.

Além disso, a própria qualidade do sapatinho pode não ser a adequada e provocar problemas na pele.

No entanto, a escolha correta dos sapatinhos de bebé tem também influência no próprio bem-estar da criança.

O calçado ideal irá ajudá-la a sentir-se mais confiante quando anda e brinca, conferindo maior segurança ao bebé. Para o ajudar na escolha dos sapatinhos de bebé, deixamos aqui algumas dicas.

Dicas sobre como Escolher Sapatinhos de Bebê

Muitos pais, na hora de escolher os sapatinhos para o seu bebé, olham principalmente para o seu aspeto. E realmente, uns sapatos lindos deixarão o seu filho ainda mais bonito.

Contudo, e apesar de ser também um ponto a ter em conta, este deve ser o último da lista.

Os aspetos essenciais a que deve estar atento na hora de escolher sapatinhos de bebé são a sua leveza, qualidade, adequação, conforto e flexibilidade.

Nos primeiros meses, os sapatinhos de bebé não são assim tão importantes, sendo muitas vezes apenas usados como se fossem acessórios de moda.

Nesta fase você deve preferir sapatinhos de bebé em tecidos leves e com um solado bastante flexível.

No entanto, quando o bebé começa a dar os primeiros passos, aí sim, eles devem já ser escolhidos cuidadosamente, de modo a facilitar o seu andar e o desenvolvimento dos seus pés.

É assim essencial que os sapatinhos sejam flexíveis, mas já um pouco mais resistentes, de modo a conferir firmeza ao pé na hora de andar. Mas atenção, calçado com um solado demasiado resistente é prejudicial. Deve assim evitar solados em madeira ou couro duro, preferindo solas de borracha.

Aposte na Qualidade na Hora de comprar Sapatos de Bebê

A sola deve também ter texturas, de modo a criar atrito com o solo e impedir que o bebé escorregue e caia.

Outro ponto importante é perceber se o modelo tem uma boa sustentação na zona do calcanhar. O pé da criança deverá fixar-se por completo na palmilha, e se tal não acontecer, então este modelo não é adequado para ela.

Um erro muito habitual nesta fase é comprar um sapatinho com um número acima, de modo a durar mais tempo. Um calçado com um tamanho grande irá causar dificuldades no equilíbrio do bebé, deixando-o pouco confiante e seguro na hora de caminhar, podendo até provocar quedas.

Apesar de muitos pais gostarem de comprar aqueles sapatinhos de bebé feitos em couro e verniz, na realidade este tipo de calçado deve apenas ser usado em alturas esporádicas, como festas.

Para o dia-a-dia, é importante escolher calçado prático, confortável, flexível e leve.

Assim, prefira materiais como tecido, alguns tipos de plástico, nylon, camurça ou lona.

Actualizado em: